» A morte encomendada de São Gonçalo do Bação

Nesta segunda-feira, 27 de novembro, o distrito de São Gonçalo do Bação amanheceu de luto. O Consórcio Bação Logística inaugurou hoje o Espaço TFB, avançando sua empreitada de destruição do vilarejo.

A empresa, que tem investido pesado na divisão entre os moradores com falsas promessas, abriu um escritório de relações com a comunidade no centro de interesse histórico do distrito e continua agindo como se a instalação do empreendimento terminal de minério fosse certa, quando na verdade não existe nenhuma autorização para sua instalação.
O que de fato existe é uma Declaração e Compromisso assinada recentemente pelos empreendedores, por determinação do Ministério Público, obrigando-os a apresentar estudo de viabilidade de outros pontos de instalação para o Terminal de Minério.

Enquanto isso, São Gonçalo do Bação está sendo entregue aos interesses das mineradoras e da Bação Logística pela administração pública, que dobra a gravidade e dimensão dos impactos com o projeto de desviar carretas da BR-040 para dentro do território . A via de escape que a Prefeitura promete implantar destruirá áreas preservadas de Mata Atlântica e vai gerar impactos negativos e irreversíveis nessa importante região.

Fica assim encomendada a morte de São Gonçalo do Bação, que precisa defender-se das investidas do poder público e da iniciativa minerária, para manter sua riquíssima história e seu vasto patrimônio natural. Nosso luto e nossa luta é contra o descaso que tenta nos apagar em função da ganância, do lucro desmedido e do capital político desqualificado.

#vozesdobacao #unireresistir #luto #mineracaoaquinao #bacaoresiste #bacaovivo #bacao #saogoncalodobacao

Top